Diário de Professora de Uma Criança Autista - Capítulo 4

Diário querido, rsrs
Sempre fico ansiosa quando venho aqui contar alguma coisa nova que o Gustavo fez. É um sentimento muito bom em fazer parte do dia-a-dia e principalmente do desenvolvimento dele. Sinto-me importante em estar fazendo parte dos primeiros anos escolares do Gugu, e próximo ano (se Deus permitir) ele continuará comigo na mesma sala.
Nunca havia trabalhado com uma criança autista em quase 12 anos de ensino e esse meu primeiro contato tem sido desafiador. Mas ao mesmo tempo surpreendente!!
A primeira atividade da nossa rotina do dia trata-se de uma acolhida coletiva no pátio da escola, onde todas as turmas se reúnem para cantar, dançar, se exercitar, agradecer ao Papai do Céu por tudo, cantar parabéns para algum aniversariante, falar sobre uma data comemorativa, contar uma história etc. Para isso usamos microfone, uma vez que são muitas crianças, que geralmente querem falar todas de uma vez e não há garganta de professor que aguente essa pressão, kkkkkk.
Nas sextas-feiras fazemos o "Show de Talentos", onde as crianças podem ir na frente, pegar o microfone e cantar uma musiquinha; um bom exercício para que percam a timidez de falar em público. E olha só quem resolveu participar do show, ele, o Gustavo!!! 
Todo mundo achou o máximo só o fato dele ter pegado o microfone e levado até a boca. Não saiu nenhum som. Mas não tem problema, ele pegou o microfone e levou até a boca; isso significa que ele observa o que se passa na acolhida. E claro que ficamos super felizes com essa "descoberta"!
Uma outra coisa interessante que acontece é o chamado "movimento repetitivo". É uma das características do autista fazer movimento repetidos em determinados momentos. Gustavo faz alguns muito interessantes.
Deitar no chão, fechar os olhos e balançar pernas e cabeça ao mesmo tempo (última foto); 
apertar o braço da outra tia e correr; 
encostar a boca no meu braço e correr (eu até pensei que tinha ganhado um beijinho carinhoso rsrsrs); 
correr pra lá e pra cá sem olhar para a frente (confesso que fico angustiada quando vejo ele correr assim); 
jogar brinquedos para cima - nesse caso temos que intervir antes que alguém se machuque. 
E por aí vai. 
São muitas e pequenas coisinhas que acontecem no dia-a-dia que até deixamos passar, mas que são grandes avanços.
É isso.
Até o próximo capítulo com mais aventuras do Super Gugu!
Por Jaque Santos
Fotos Jaque Santos
Para mais informações sobre os "Movimentos Repetitivos" acesse o link abaixo.
P.S.: Pedi a devida autorização dos pais do Gustavo para publicar sobre ele (textos e fotos) no meu blog e eles permitiram atenciosamente. Esse texto é de autoria minha baseado em experiências diárias; por favor colocar créditos (fonte e autoria) caso você queira mostrar em seu blog e/ou site.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Máscara de Ovelha em EVA - Com Moldes

Painel dos Aniversariantes 2013 - Molde Balão

Painel de Aniversariantes dos Funcionários da Escola - 2014