Como Organizar a Rotina Escolar da Educação Infantil

Olá!
Todos nós educadores sabemos a importância da rotina na vida e no desenvolvimento das crianças. Os especialistas confirmam que os pequenos precisam da rotina em casa e, na escola não poderia ser diferente. Diante disso decidi trazer para vocês a rotina que emprego em minha sala de infantil 3 (ou creche) e explicar cada aspecto dela, para talvez ajudar vocês que estão iniciando na EI a organizarem as suas.
A rotina das minhas aulas, no período de 7 às 11:00 horas é basicamente essa:
  • Chegada;
  • Acolhida com todas as turmas;
  • Apresentação do conteúdo do dia;
  • Atividade sobre o conteúdo dado;
  • Hora do lanche;
  • Descanso;
  • Contação de história;
  • Atividade e/ou brincadeira livre ou dirigida;
  • Saída.
Chegada
O professor deve estar aguardando as crianças na sala e recebendo-as com carinho e paciência, principalmente nos primeiros dias de aula dos novatos, onde o choro vai perdurar por algum tempo até que os pequenos se acostumem com o novo ambiente, os colegas, os professores e a ausência dos pais e da sua casa. Geralmente sigo a rotina a partir da segunda semana de aula, quando os ânimos (de todos) já estão um pouco mais calmos, rsrs.

Acolhida com todas as turmas
Não é toda escola que costuma fazer uma acolhida coletiva de todas as turmas no pátio. Algumas permitem que a mesma seja feita de forma individual, cada turma em sua sala. Porém, devemos levar em consideração a criança e seu aprendizado e uma acolhida coletiva pode ser de grande importância para as crianças uma vez que elas estarão em contato com outras crianças, de outras salas, de outras idades, de outras personalidades e não deixa de haver uma troca de saberes entre eles. Na acolhida da minha escola os professores se revezam para apresentá-la. Conversamos sobre o tempo, sobre alguma data comemorativa, cantamos algumas musiquinhas e parabéns para os aniversariantes, oramos e voltamos para sala na fila. Vou confessar para vocês que é a parte que menos gosto da rotina escolar, mas aí eu própria me pergunto: o que é mais importante aqui, minha vontade e o que gosto ou o desenvolvimento dos meus pequenos? Aí me calo! rs

Apresentação do conteúdo do dia
O conteúdo do dia é uma das partes mais importantes, pois iremos apresentar algo novo para as crianças (uma letra, um número, uma forma geométrica etc). Para ver essa parte melhor explicada e conhecer o método empregado por mim para apresentação de conteúdos clique (aqui).

Atividade sobre o conteúdo dado
Geralmente traz um exercício para fixar o conhecimento da criança sobre o assunto apresentado. A atividade pode ser no livro, apostila, caderno ou folha.

Hora do lanche
Momento que se inicia com a lavagem das mãos, com uma música sobre lanche e o lanche.

Descanso
Depois do lanche as crianças descansam; esse descanso pode ser nos colchonetes ou mesmo no chão que deve estar limpo depois do momento da alimentação.

Contação de história
O que geralmente fazemos na sala é escolher uma história para toda a semana. A mesma é contada todos os dias no mesmo horário e no final da semana fazemos uma atividade sobre a historinha (colorir, desenhar personagens da história contada, modelar o personagem preferido com massinha de modelar etc).

Atividade e/ou brincadeira livre ou dirigida
Essa atividade também é importante. Quando é livre, optamos por deixar as crianças brincarem com os brinquedos, com peças de montar ou ver televisão com algo apropriado para a idade. Quando é dirigida, muitas das vezes, é ligada à revisão de conteúdos passados ou fazemos exercícios psicomotores.

Saída
Organizar material das crianças e a sala para a saída dos pequenos.

Não vou dizer para vocês que sempre faço tudo isso todos os dias, porque às vezes uma atividade excede o tempo e acaba por atrapalhar o horário de outra. Mas dá para seguir sem se perder e sem perder tempo. Acredito que todo mundo já percebeu que quando há mais coisas para se fazer o tempo passa mais rápido e o contrário disso é bem desanimador.
Vocês podem usar a minha rotina como um norte para organizar a sua. Qualquer dúvida é só deixar um comentário.
Espero ter ajudado!

                     Fiquem com Deus!                       

O que vocês acharam? 
Deixa um comentário com suas ideias.

Comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o Blog!

Postagens mais visitadas deste blog

Máscara de Ovelha em EVA - Com Moldes

Painel dos Aniversariantes 2013 - Molde Balão

Painel de Aniversariantes dos Funcionários da Escola - 2014