CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

Educação Infantil e Cristã



Ei, psiu...

                             

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Atividades Prontas - Aniversário da Cidade do Rio de Janeiro

Dia 1º de Março será comemorado o aniversário do Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa! Esta linda cidade faz parte do cartão postal do nosso país, e possui lindas praias e pontos turísticos conhecidos pelo mundo todo. A famosa praia de Copacabana, o Estádio do Maracanã, Cristo Redentor (maior cartão postal da cidade) e Pão de Açúcar são alguns deles.
Se ainda não conhece, vale um dia visitar a cidade maravilhosa e fazer um divertido passeio no Bondinho do Pão de Açúcar, que é o passeio turístico mais famoso da cidade.

Fonte: Smartkids

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Sim, Vamos Falar Sobre Ele!

Vamos lá!
Fiquei chocada com a capa de uma revista brasileira sobre educação deste mês e claro que não poderia deixar de dar minha opinião sobre o assunto aqui. Não havia feito antes porque, primeiro, queria ler a matéria na íntegra. Mas como falei no início, vamos lá...
Para quem conhece o meu trabalho através desse blog sabe que além de professora eu sou cristã (creio em Jesus Cristo, em Sua obra redentora, na salvação, no céu, na Bíblia...). Eu poderia muito bem deixar minha opinião de professora, ou de cristã, isoladamente, mas optei por deixar minha opinião de professora cristã, afinal é isso que eu sou e não me envergonho! Quero deixar bem claro que não vou falar sobre religião alguma; Aquele em quem acredito não se trata de religião. O que será dito está fundamentado na Palavra de Deus, a Bíblia, a qual eu acredito.

Primeiro vamos conhecer o menino da capa.
Romeo é um menino de 5 anos - do Reino Unido - que adora usar vestidos, segundo ele "são fofos, bonitos e têm muito brilho". A instituição da qual ele participava decidiu afastá-lo até que decidisse "se vestir de acordo com seu gênero (masculino)".
O primeiro questionamento que eu faço é o seguinte:
Como uma criança de apenas 5 anos de idade pode decidir alguma coisa se não tem capacidade física, psicológica e emocional para tal?
Gente, eu respeito você que é maior de idade e dono do seu nariz para escolher o que você quer ser ou não! Agora não venha me dizer que uma criança pode escolher se é menino ou menina, porque eu não vou engolir isso.
Não venham impor que as crianças têm o direito de escolher sua sexualidade, porque ela nem capacidade pra isso têm! Sejam o que vocês quiserem, mas deixem as crianças fora disso!

A seguir a revista inicia (muito rápido) um assunto um tanto quanto polêmico e delicado, introduzindo as palavras "machismo", "homofobia" e "preconceito aos transgêneros".


Bem, a meu ver, a história do menino foi apenas um pretexto para introduzir o assunto dos movimentos LGBT às questões escolares, ou seja, querem nos enfiar o assunto "gu-éla abaixo" de todas as formas.

Depois vem a fala de uma adolescente de 18 anos, lésbica e ativista contra a homofobia; povo, com 18 anos a pessoa pode até ter uma opinião, mas ainda não tem maturidade o suficiente para entrar na matéria como especialista no assunto e dona da verdade absoluta. 
Completando o discurso dela vem a palavra do secretário da "Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, pessoas Trans e Intersex".
(...) 
Ué, mas onde estão os especialistas DA educação para falar também nessa matéria gente????
Ah, parece que temos alguém.
Finalmente uma professora fala sobre o assunto: o que eu achei estranho e fiquei desconfiada!
A matéria segue falando de tudo que diz respeito ao assunto dos homossexuais.
Cita o material conhecido como "kit gay", vetado pela União, que seria distribuído nas escolas e louvado pela revista que agora pode disponibilizar o material para download em seu site.
A revista sugere ainda que as formações de professores precisam abordar o assunto, segundo ela "é o melhor caminho para disseminar o que as pesquisas já descobriram sobre a construção dos gêneros e sua relação com o sexo e a sexualidade".

Oi????

"É papel da escola agir com profissionalismo. O que, nesse caso, (meninas jogando futebol e meninos brincando de boneca) significa tratar o tema com naturalidade e não reportá-lo aos pais".
Como é que é?????
Gente, nada a ver; um menino pode sim brincar de boneca, ele é o pai, ou o médico, ou o tio. Uma menina pode jogar futebol e nem por isso deixará de ser menina! EU JOGUEI FUTEBOL, SIM E DAÍ???!!!!!
Agora acontece o caso de duas meninas de 3 anos se beijarem na boca debaixo da mesinha da escola, como aconteceu ano passado na minha escola e eu não vou reportar o assunto aos pais????
Eu vou permitir que duas crianças se beijem na boca debaixo do meu nariz, porque elas "estão se descobrindo sexualmente"?????

AAAAAAAAAAAA PERAÍÍÍÍÍÍÍÍÍ!!!!!!

Querem me dizer que como professora eu preciso agir com naturalidade diante desse tipo de coisa??????
AH, FAÇA-ME UM FAVOR...
Como professora cristã, não aceitarei isso!
A matéria é finalizada com uma fala da mãe do menino Romeo: "Não me importo. Faz parte de quem ele é. Se usar os vestidos faz com que ele seja feliz, então está tudo bem para mim".

A família em extinção
O que acontece e o que tentam nos impor a todo custo é reflexo de uma sociedade que não mais preza pela instituição da família.
Segundo os grandes pensadores modernos, é uma instituição falida.
Quem criou a família? Deus.
Quem quer destruir a família? o diabo.
A família (pai e mãe) é o que há de mais necessário na formação integral do ser humano.
Pergunte a alguém que não teve ou que perdeu um pai ou uma mãe, se não sentiu falta! Claro que sente, por mais que diga o contrário!
Meus pais se separaram quando eu era criança. 
Como eu senti falta do meu pai perto de mim!!!
Faz diferença SIM!!!!

Sabe de que essa sociedade precisa?? De um PAI, de uma MÃE: de uma família. 

Será que Romeo tem um pai presente que o leve para brincar, que o leve à escola, que torça junto com ele por um time?
Será que Romeo tem um pai?
Será que um pai não é mais tão necessário na vida da gente???
Se analisarmos a vida de uma pessoa (adulta) que resolve "sair do armário" veremos um histórico de abusos e quando eu falo abuso não me refiro somente ao abuso sexual, falo do abuso emocional, do abuso físico, do psicológico que gera traumas, que fere a alma, que leva à vergonha, que leva à depressão, que leva ao suicídio... 

As famílias estão acabando: 
casamentos que acabam em divórcios, 
traições, 
famílias erradas,
famílias sem Deus,
famílias que "têm" Deus, mas não tem a Palavra, 
filhos matando pais,
pais matando filhos,
abortos,
corrupção,
mentira,
pornografia,
amor ao dinheiro,
orgulho,
egoísmo,
desamor,
falta de perdão,
etc,
etc,
etc.
Quando Deus está presente há vida, do contrário impera o pecado e a morte (espiritual).
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23

O que a Bíblia diz
A Palavra do Senhor nos diz que "o mundo jaz no maligno". Isso explica muita coisa errada nessa sociedade sem Deus. Se Deus não é o Senhor do mundo então só resta o outro senhor para governá-lo. 
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. 
Mateus 6:24
Estamos caminhando para o fim de todas as coisas e o mal quer a todo custo implantar e implementar seus comportamentos, suas modas e arrastar com ele o maior número possível de pessoas para a perdição eterna. O inferno é real e o céu também. Para onde você vai?

O céu é para quem crê em Jesus Cristo como ÚNICO Senhor e Salvador; para quem crê que Ele veio ao mundo como homem, morreu por nós e voltou à vida para subir ao  céu e ir preparar-nos lugar e quando voltar nos levar com Ele. O céu é para quem acredita que a Bíblia é a Palavra de Deus e que tudo que ela diz é verdadeiro: o errado é o errado e o certo é o certo. HOMOSSEXUALIDADE É PECADO!!
Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. 
Apocalipse 22:14-15

Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
1 Coríntios 6:9-10


O inferno é para quem não recebeu a Cristo, quem não acreditou Nele e em Sua obra redentora, quem não se arrependeu das coisas erradas que praticou, quem não seguiu a Palavra.

A palavra é dura, mas é verdadeira.
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Hebreus 4:12


O mundo vai na contramão do Céu e eu vou na contramão do mundo.

A minha opinião é a Palavra de Deus.
É nela que eu acredito.
É ela que eu sigo.
Não sou perfeita, mas busco o Perfeito (Deus).
Você tem a liberdade de pensar diferente, eu tenho que respeitar sua opinião e você tem que respeitar a minha.
Porém a Verdade é Cristo.
A Verdade é o Verbo.
O Verbo é Deus.
Creia!
Jaqueline Santos

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Painel dos Números 2015 - Estrelas Kawaii

Oi gente fofa!
Esses são os números da minha sala esse ano (2015): estrelas kawaii. Sim, já amo essas coisinhas kawaii fofas que existem por aí e pretendo decorar minha sala com elas. Breve trago fotos de tudo prontinho. A palavra "kawaii" é japonesa e é algo ligado a "coisas fofas" rsrs.
clicar para ampliar e salvar
números cursivos aqui

Espero que vocês tenham gostado.
Fiquem com Deus!

Tartaruga em EVA - Com Molde

Olá pessoal, tudo bem?
Essa tartaruguinha fofinha e fácil de fazer fez parte da minha ornamentação do ano passado. Ela não tinha molde quando a fiz (fiz pelo modelo de uma amiga); mas consegui fazer o molde pra apostar aqui. Ela tá um pouco amassada, mas vai dar para reutilizar em outro lugar. 
Gostaram?

Fiquem com Deus!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Mapa de Fortaleza


Mapa do Ceará

clicar para ampliar e salvar

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Procura-se Uma Fonte

INFORMAÇÃO:
Pessoal, tenho lido comentários de pessoas me pedindo essas fontes por e-mail.
Para esclarecer: essas fontes não são minhas; a única informação que tenho a respeito delas é este endereço de e-mail para contato com a pessoa responsável. Entrei em contato e a pessoa respondeu dizendo que o pacote completo contendo 10 fontes custa R$ 500,00 (quinhentos reais). 
É tudo que eu sei sobre as fontes. 
EU não comprei o pacote de fontes, então não tem como enviá-las por e-mail para quem está me pedindo. 
E mais: não tenho certeza quanto à segurança desse pedido. Se alguém fizer o pedido e receber as fontes com segurança, me avise.
Sou daquelas que não acredita em tudo no ambiente virtual.
Abraços,
Jaque

E-mail para contato: 
tonydemarco@justintype.com.br
_____________________________________________

Imagine uma fonte de computador perfeita para professores.
O pacote de fontes de alfabetização Kindergarten nasceu para facilitar a confecção de material didático: livros, cartilhas e lições.
Utilizadas por todas as grandes editoras de livros educativos, as fontes caligráficas Kindergarten respeitam a tradição brasileira das cartilhas.
Com elas é possível escrever qualquer palavra com as devidas ligações que caracterizam a escrita manual.
O pacote Kindergarten é composto de dez fontes:

  • Kindergarten
Conjunto de quatro fontes que simula com perfeição a letra cursiva.

  • Kindergarten Dashed
Conjunto de quatro fontes que cria linhas
pontilhadas para a criança traçar por cima.

  • Kindergarten Orientation
Conjunto de duas fontes que demonstra com linhas pontilhadas e setas, a direção dos traços que constroem as letras.
Além das 26 letras, maiúsculas e minúsculas, números e sinais de pontuação, foram feitos sinais adicionais que totalizam 256 caracteres.
Usam essas fontes em seus livros de alfabetização e material didático, as seguintes editoras:
FTD, Ática, Moderna, Saraiva e Casa Publicadora.

--------------------------------------------------------
Essa é A FONTE, ela é "O CARA" das fontes cursivas pedagógicas e troco todas as outras por ela. rs
Se alguém souber de alguma informação sobre essa fonte, por favor me avise.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Onde Estão os Pastores de Crianças? (Parte 2)

Enfrentando o Problema Teológico
O que vemos hoje, em diversos círculos cristãos e igrejas, é uma falta de visão e de ação para se buscar as ovelhinhas perdidas do Senhor.
Já consideramos, na parte I desta matéria, que o pastor é aquele que melhor representa quem trabalha com as crianças, pois pastor é aquele que busca as ovelhas perdidas, alimenta com cuidado as suas ovelhas e protege-as dos ataques do inimigo. Onde estão os pastores de crianças?
É triste ver a falta de visão em relação aos pequeninos e também a pobreza teológica quando o assunto é criança.
A Igreja não pode cometer o erro de apenas entreter as crianças, sem lhes apresentar, de maneira clara, o Evangelho da salvação em Cristo.

O problema todo se resume numa só palavra: 
p e c a d o!
Pecado é uma palavra derivada de uma raiz que significa “errar o alvo”, “fracassar”. Trata-se, na verdade, do fracasso em não atingir um padrão conhecido, vindo a desviar-se do mesmo. Pecado é afastamento daquilo que Deus considera e estabelece como a conduta ideal. O pecado acaba se tornando uma oposição a Deus, uma verdadeira rebelião. O pecado é a transgressão da lei e do padrão de Deus.
O trabalho com crianças que não reconhecer esta problemática do pecado, mesmo no coração de um pequenino, terá pouca chance de ser frutífero. Se desejarmos pastorear e preparar uma nova geração, temos que enfrentar o problema principal, sem rodeios, sem sentimentalismo, sem fugir do diagnóstico, ainda que seja duro: “O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.” (Gênesis 6:5)

O Senhor Jesus foi também categórico ao afirmar: “Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro.” (Marcos 7:21-23)

Há milhões de crianças perdidas no pecado, caídas, e que correm o risco de se perderem eternamente. Uma das principais doutrinas na Bíblia, que precisa ser bem compreendida, refere-se à queda do homem. Ao pecar, o homem rebelou-se contra Deus. Tornou-se inimigo de Deus.
No final de Gênesis 3, no último versículo, vemos o homem expulso do jardim do Éden e sem possibilidade de retorno, levando consigo e para todos os seus descendentes as consequências de sua queda: dores, sofrimentos, trabalho duro para obter o sustento, doenças e a morte.

Os filhos de Adão e Eva nasceram após a queda e receberam essa herança pecaminosa. “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12) “Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.” (Salmo 51:5) Estes textos tão claros mostram que cada criança já nasce num estado de pecado que a coloca em inimizade com o Deus Eterno, que é Santo e não tolera o pecado.

Só há uma maneira de apagar o pecado: através do sangue do Cordeiro Justo e Imaculado, do Filho de Deus, sem pecado, perfeito, o Senhor Jesus Cristo! “Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus. Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:18-21)

A mensagem que a criança precisa ouvir!
Pastorear e preparar crianças para o futuro é conduzi-las ao novo nascimento, contando-lhes a preciosa mensagem do Evangelho.
Toda criança precisa conhecer:
  • Que Deus a ama com imenso amor – João 3:16.
  • Que ela tem um problema (doença, necessidade) – Romanos 3:23; 6:23.
  • Que só há uma solução (remédio, provisão) para o seu problema – Atos 4:12; 1 Coríntios 15:3,4; 1 Timóteo 2:5.
  • Que ela precisa apropriar-se de Cristo (recebê-lo) – João 1:12,13.
  • Que a salvação é eterna (segurança) – João 10:28-29; 1 João 5:11-12.
É preciso levar a criança a reconciliar-se com Deus, reconhecendo que é pecadora, buscando o perdão e confiando no sacrifício de Cristo realizado na cruz do Calvário, pois “o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7).

Sim, o pecado foi eliminado completamente na cruz. “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1). A criança que estava perdida foi achada.

Na próxima reflexão falaremos do pastor que apascenta o cordeirinho de Cristo.
Fonte: APEC
Continua...
Gilberto Celeti é pastor, educador cristão e superintendente nacional da APEC do Brasil

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Cartaz Para Ensinar Música das Vogais

Olá gentemmm! Como vocês estão?
Esse cartaz fez parte de uma aula especial que dei (ver material completo aqui). Ele tem o objetivo de ensinar a música da letra "a"; a criança vai "ler" o cartaz cantando.
Usei metade de uma cartolina grossa (aqui chamamos de cartolina duplex) na cor laranja e colei esses pedaços coloridos de cartolina dupla face para reaproveitá-los.
Imprimi essa abelha e montei tudo. Não ficou nada mal, rsrs!
Você pode usar outras imagens de abelhas (abaixo) e imprimir a letra da música do cartaz baixando o arquivo (aqui).
clicar para ampliar e salvar

Fiquem com Deus!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Coisas da Bia - Elsa em EVA

Quando sento à mesa fazendo minhas artes em EVA para ornamentar minha sala, minha filha também faz questão de fazer arte. Mexe daqui, pede dali e vai montando não sei o quê. Quando finaliza eu fico surpresa com o que aparece: a menina do filme Frozen!!!
Sim ela fez sozinha e não usou moldeeee!!!
Como assim gente?? Eu sempre preciso de molde e ela não??? rsrs
É, talento ela tem.

A Mensagem da Salvação - Mão

clicar para ampliar e salvar

Use a sua mão como um auxílio visual para comunicar a maravilhosa Mensagem da Salvação. Comece com o polegar indo até o dedo mínimo e explique cada verdade usando um versículo bíblico para mostrar que esta é a Mensagem de Deus. Observe que a distância entre o polegar e o indicador representa claramente a nossa separação de Deus.
Observação: Ter um desenho de uma mão aberta com os seguintes textos nas pontas de cada dedo (indo do polegar para o mínimo), como mostra a figura acima.
Use a mão como ferramenta útil para o ensino do evangelho.
Que tal contornar a mão da criança num pedaço de cartolina e orientá-la para que escreva o significado em cada dedo?
Que tal treinar a criança que já conhece a salvação para que utilize a mão para compartilhar a mensagem do amor de Deus aos seus amigos?
Fonte: Revista O Evangelista de Crianças - Jan-Fev-Mar/2015
APEC

Arquivo com 2 folhetos
(aqui)

Arquivo com 4 folhetos
(aqui)

Colmeia de Abelhas em EVA - Com Molde

 Olá pessoal!
Essa colmeia faz parte de um material que usei para dar uma aula especial da letra a; você pode ver todo o material (aqui). 
Como ela é bem fácil, procurei o molde para trazer para vocês. Só tem um porém: a imagem das abelhas que usei (que são estas logo abaixo) não são de boa qualidade, mas dá pra usar, pois elas precisam ser imprimidas em tamanho pequeno. Se você prestar bem atenção na foto acima, não dá pra perceber a qualidade da imagem das abelhas; lembrei também que passei uma canetinha amarela e preta para realçar a imagem.
Você pode ainda usar outras abelhas para compor a cena da colmeia.
Abraço!
Fiquem com Deus.
molde da colmeia

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Como Apresentar Conteúdos na Educação Infantil

Olá amigos(as), tudo bem?
Iniciamos mais um ano letivo com muitas perspectivas e desejo de que tudo seja melhor. O nosso país tem vivido uma série de crises em todos os aspectos, mas nós acreditamos que tudo pode mudar. Particularmente eu não acredito no poder humano de transformar o que está feito, mas acredito num Deus Grande e Misericordioso que pode todas as coisas.
Quero compartilhar com vocês nessa postagem o meu método de apresentar conteúdos na EI (Educação Infantil); acredito que seja um método simples, fácil e que traz bons resultados, pois consigo fazer com que meus alunos de 3 anos não desgrudem os olhos do quadro enquanto explico. Há quem diga que criança tem que brincar mais do que aprender letras ou números, ou seja, a matéria propriamente dita, mas eu acredito na capacidade dos pequenos e aposto nela, até porque eles podem brincar e aprender ao mesmo tempo.
Para melhor organização do dia na escola, é imprescindível uma rotina diária; os especialistas afirmam que crianças precisam de rotina no seu dia-a-dia e na escola não pode ser diferente.
A rotina das minhas aulas, no período de 7 às 11:00 horas é basicamente essa:
  • Chegada
  • Acolhida com todas as turmas
  • Apresentação do conteúdo do dia
  • Atividade sobre o conteúdo dado
  • Hora do lanche
  • Descanso
  • Contação de historia
  • Atividade livre ou dirigida
  • Saída
Você pode ler uma melhor explicação da minha rotina clicando (aqui).
Apresentando conteúdo
na EI
Provavelmente o que eu vou falar aqui você já saiba ou tenha lido em algum livro, porém como já disse, estou compartilhando o meu método de apresentar um conteúdo à crianças, o jeito que faço todos os dias; método esse que fui aprendendo com outras pessoas e aprimorando ao longo dos anos em que trabalho com EI.
Seja qual for o conteúdo do dia (letra a, ou número 3, ou ainda "a importância da água"), você vai precisar que seu aluno preste atenção na explicação certo? 
  • Primeiro, inicie contando uma história que demonstre suspense e ao mesmo tempo desperte a curiosidade dos pequenos de saber "o que a tia vai dizer".
  • Continue começando a desenhar no quadro algo que tenha a ver com o conteúdo; mas vá desenhando devagar e deixando o suspense no ar.
  • Desenrole a história apresentando o assunto central do conteúdo.
  • E por fim explique a tarefa que eles deverão fazer.
Observações: 
  1. a história do conteúdo é inventada por você na hora, não pode ser lida, é tudo improviso (e eu não estou falando do programa de tv, rsrs);
  2. você precisa desenhar no quadro. Lembre-se: a criança não vai analisar se seu desenho é perfeito, então não se preocupe se está "feio ou bonito".
Calmaaaaase você não entendeu muito bem eu vou exemplificar os passos que acabei de descrever.

Exemplo: Apresentação do número 2
Professor(a): 
- Eu tenho uma surpresa para vocês. Quem quer saber o que que é? (espere que respondam e inicie falando baixo com a mão na boca, como se fosse dizer um segredo)
- Fiquei sabendo que vai chegar um número hoje aqui na sala muito bonito e que vocês vão amar ele. Quem quer conhecer o númerooooooo?
(Inicie uma história improvisada desenhando no quadro uma menina com uma carinha triste; escreva o nome dela)
- Essa é a Juliana. Como é o nome dessa menina?
Muito bem!
- A Juliana está triste ou está feliz?
Sabe por que ela está triste? Porque ela perdeu o lápis de fazer as tarefas de casa e agora não vai poder fazer a atividade porque não tem lápis. Todo mundo fazendo uma carinha triste. (Faça uma carinha triste junto com as crianças)
- Mas a mamãe da Juliana disse que ia na loja comprar o lápis dela e por isso ela ficou alegre de novo. Todo mundo fazendo uma carinha alegre. (apague a carinha triste, desenhe uma carinha alegre e dê um sorriso junto com as crianças)
- Uaaaaau!!! (Faça uma cara de surpresa, arregalando os olhos e levando a mão à boca
- A mamãe da Juliana fez uma surpresa para ela: trouxe dois lápis. (desenhe o número dois e em seguida dois lápis)
- Vamos contar quantos lápis a mãe da Juliana trouxe para ela? (aponte para cada lápis e conte; mostre o número)
- Agora vamos fazer o dois com os nosso dedinhos. Quem sabe fazer? Muito bem vocês sabem!
(Explique a tarefa que farão a seguir, que pode inclusive ser os dois lápis da Juliana para contar e pintar ou o número dois para cobrir).

Gente, é incrível como dá super certo apresentar qualquer conteúdo pedagógico com esse método. Vocês viram que não é preciso ser um desenhista para desenhar; do seu jeitinho dá certo!
E eu espero ter ajudado repassando como faço para vocês. Claro que algumas vezes a gente derrapa, nem sempre fica perfeito, mas sempre dá para contornar. Nada disso que você fizer vai valer a pena se não amar o que faz (EI) e para quem faz (crianças).

Fiquem com Deus!                                              

Como Organizar a Rotina Escolar da Educação Infantil

Olá!
Todos nós educadores sabemos a importância da rotina na vida e no desenvolvimento das crianças. Os especialistas confirmam que os pequenos precisam da rotina em casa e, na escola não poderia ser diferente. Diante disso decidi trazer para vocês a rotina que emprego em minha sala de infantil 3 (ou creche) e explicar cada aspecto dela, para talvez ajudar vocês que estão iniciando na EI a organizarem as suas.
A rotina das minhas aulas, no período de 7 às 11:00 horas é basicamente essa:
  • Chegada;
  • Acolhida com todas as turmas;
  • Apresentação do conteúdo do dia;
  • Atividade sobre o conteúdo dado;
  • Hora do lanche;
  • Descanso;
  • Contação de história;
  • Atividade e/ou brincadeira livre ou dirigida;
  • Saída.
Chegada
O professor deve estar aguardando as crianças na sala e recebendo-as com carinho e paciência, principalmente nos primeiros dias de aula dos novatos, onde o choro vai perdurar por algum tempo até que os pequenos se acostumem com o novo ambiente, os colegas, os professores e a ausência dos pais e da sua casa. Geralmente sigo a rotina a partir da segunda semana de aula, quando os ânimos (de todos) já estão um pouco mais calmos, rsrs.

Acolhida com todas as turmas
Não é toda escola que costuma fazer uma acolhida coletiva de todas as turmas no pátio. Algumas permitem que a mesma seja feita de forma individual, cada turma em sua sala. Porém, devemos levar em consideração a criança e seu aprendizado e uma acolhida coletiva pode ser de grande importância para as crianças uma vez que elas estarão em contato com outras crianças, de outras salas, de outras idades, de outras personalidades e não deixa de haver uma troca de saberes entre eles. Na acolhida da minha escola os professores se revezam para apresentá-la. Conversamos sobre o tempo, sobre alguma data comemorativa, cantamos algumas musiquinhas e parabéns para os aniversariantes, oramos e voltamos para sala na fila. Vou confessar para vocês que é a parte que menos gosto da rotina escolar, mas aí eu própria me pergunto: o que é mais importante aqui, minha vontade e o que gosto ou o desenvolvimento dos meus pequenos? Aí me calo! rs

Apresentação do conteúdo do dia
O conteúdo do dia é uma das partes mais importantes, pois iremos apresentar algo novo para as crianças (uma letra, um número, uma forma geométrica etc). Para ver essa parte melhor explicada e conhecer o método empregado por mim para apresentação de conteúdos clique (aqui).

Atividade sobre o conteúdo dado
Geralmente traz um exercício para fixar o conhecimento da criança sobre o assunto apresentado. A atividade pode ser no livro, apostila, caderno ou folha.

Hora do lanche
Momento que se inicia com a lavagem das mãos, com uma música sobre lanche e o lanche.

Descanso
Depois do lanche as crianças descansam; esse descanso pode ser nos colchonetes ou mesmo no chão que deve estar limpo depois do momento da alimentação.

Contação de história
O que geralmente fazemos na sala é escolher uma história para toda a semana. A mesma é contada todos os dias no mesmo horário e no final da semana fazemos uma atividade sobre a historinha (colorir, desenhar personagens da história contada, modelar o personagem preferido com massinha de modelar etc).

Atividade e/ou brincadeira livre ou dirigida
Essa atividade também é importante. Quando é livre, optamos por deixar as crianças brincarem com os brinquedos, com peças de montar ou ver televisão com algo apropriado para a idade. Quando é dirigida, muitas das vezes, é ligada à revisão de conteúdos passados ou fazemos exercícios psicomotores.

Saída
Organizar material das crianças e a sala para a saída dos pequenos.

Não vou dizer para vocês que sempre faço tudo isso todos os dias, porque às vezes uma atividade excede o tempo e acaba por atrapalhar o horário de outra. Mas dá para seguir sem se perder e sem perder tempo. Acredito que todo mundo já percebeu que quando há mais coisas para se fazer o tempo passa mais rápido e o contrário disso é bem desanimador.
Vocês podem usar a minha rotina como um norte para organizar a sua. Qualquer dúvida é só deixar um comentário.
Espero ter ajudado!

                     Fiquem com Deus!                       

O que vocês acharam? 
Deixa um comentário com suas ideias.