SIM - Maternal - Sugestões de Atividades

Olá!
Este é o material didático usado nas salas de Infantil 3, da rede pública municipal de ensino aqui de Itapipoca, pelo segundo ano consecutivo. Tomei a iniciativa de trazer para vocês sugestões a mais de atividades para se fazer com as fichas desse material.
Em breve, vou trazer também a minha crítica quanto a esse material e, desde já aviso, que não é muito boa. Mas temos que trabalhar com as ferramentas que nos disponibilizam, mesmo que essas não sejam das melhores... A gente sempre dá um jeito!
Tenho pesquisado opiniões sobre esse material e confesso que só achei um vídeo, gravado em uma escola, de outra cidade aqui do Ceará. 
Os profissionais que apareceram na gravação se diziam muito satisfeitos com o material. Foi uma gravação muito bem feita, mas não puderam esconder o fato de que estavam lendo suas opiniões, e não falando! Mas, enfim, depois trago a crítica.

No marcador "SIM - Maternal", vocês poderão ver minhas sugestões de atividades com cada uma das fichas. 
De uma por uma, vou mostrar o que as autoras sugerem e disponibilizar o material que eu uso na minha sala.
Mas antes, vou deixar aqui umas dicas de como usar esse material com suas crianças.
Não Siga a Sequência das Fichas
Como professor(a) que planeja suas aulas toda semana, você não tem obrigação de seguir a sequência das fichas. Trabalhe os módulos seguindo seu planejamento. Lembre-se: não é você que deve se adequar ao material, é o material que deve se adequar ao seu plano de aula.

Não Encaderne os Módulos
Aqui na minha cidade, tiveram a ideia de pedir aos pais dos alunos que encadernassem os módulos, separadamente, para facilitar o manuseio do material. A minha opinião é que isso dificulta e muito o manuseio desse material. 
O material encadernado torna-se um livro absurdamente pesado para a criança manusear e levar para casa na mochila e isso é desumano... São crianças de 3 anos levando um peso desnecessário nas costas. Use as fichas separadamente, pois fica mais leve para o aluno usar, mais fácil de ser levado para casa e mais prático para o professor corrigir e guardar.

Separe as Fichas da Semana
Retire todas as fichas que você usará na semana e marque nelas o dia de serem utilizadas e se serão trabalhadas em sala ou enviadas para casa.

Encaderne os Módulos do Professor
Nesse caso a encadernação ajuda, pois é o professor que estará manuseando o material na hora do planejamento de suas aulas.

Seja Criativo(a)
Não siga somente as sugestões que o material traz. Crie suas próprias maneiras de trabalhar as fichas levando em consideração o tempo de aula, o número de alunos, o espaço físico de sua sala, e a disponibilidade de materiais como tintas, giz e outros.

Hora da Atividade
Dependendo da atividade, escolha trabalhar individualmente com cada criança, pois assim será mais organizado para você, além de poder acompanhar o progresso de cada um dos alunos separadamente.

Organização dos Material Usado
Corrija, separe e guarde o material usado para ser enviado para casa, na pasta. 
Mas atenção: você não precisa guardar as atividades feitas na sequência em que chegaram. Isso pode até parecer organizado, mas também se chama perda de tempo, uma vez que em casa as crianças vão bagunçar tudo para brincar e desenhar. Para um(a) professor(a) preocupado com o aprendizado de suas crianças "tempo é dinheiro". 

E por enquanto essas são as minhas dicas de como usar esse material. 
Espero ter ajudado alguém que estava com dúvidas quanto a utilização dos módulos do maternal.

Fiquem com Deus!                       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Máscara de Ovelha em EVA - Com Moldes

Painel dos Aniversariantes 2013 - Molde Balão

Painel de Aniversariantes dos Funcionários da Escola - 2014