4 Sugestões Para Preparar um Excelente “Volta às Aulas” no Segundo Semestre

Chega a hora de dar as boas-vindas ao novo semestre que se inicia! Este é o momento em que a escola precisa reservar um período para organizar a recepção dos alunos e pais, preparar atividades interativas em grupo para reintegrar a comunidade escolar e integrar possíveis novos alunos e professores. Além disso, é um ótimo momento para lembrar os resultados do semestre anterior, apresentar os projetos para o segundo semestre e ouvir opiniões sobre as iniciativas.

Para ajudar sua escola a planejar esse momento, preparamos uma lista de 4 ações para preparar um Volta às Aulas que encante a todos. 
Veja a seguir:

1 - Organize uma recepção interativa e acolhedora
Os estudantes estão voltando de uma temporada de férias, por isso a escola precisa ser um ambiente acolhedor. Posicione mensagens de boas-vindas nos locais mais visitados e deixe o ambiente mais agradável. Esse tipo de ação fortalece os laços afetivos entre os alunos e a escola, elemento essencial para que a aprendizagem aconteça.

No caso da Educação Infantil, vale se inspirar no projeto “Um Cantinho da Minha Casa”, da professora Edimari Rodrigues Romeu. Na iniciativa, a professora fixou fotos dos pequenos com suas famílias nas paredes da sala e distribuiu alguns brinquedos dos alunos pelo espaço. Ambos os itens foram disponibilizados pelas famílias.

“É importante que elas encontrem objetos pessoais na escola. Isso dá a sensação de extensão de casa na instituição“, ela defende.

Para os alunos mais velhos, a escola pode planejar atividades interativas que envolvam conteúdos que eles já aprenderam e podem revisar. Rodas de discussões sobre atualidades ou conceitos de ética e cidadania, por exemplo, pode ser uma boa uma ideia para atividades de integração no primeiro dia de aula.

2 - Reúna-se com os professores e os pais
Antes de tudo, é importante que a Direção e a Coordenação reúnam-se com os educadores para relembrar o planejamento pedagógico e o PPP, repassar os projetos do segundo semestre e planejar a recepção dos alunos e famílias. Também é importante que o corpo docente se organize para ter sempre alguém na entrada da escola recepcionando as famílias e os alunos nos primeiros dias.

Na primeira reunião com os pais, é importante ser transparente sobre os desafios enfrentados e vencidos no primeiro semestre, apresentar os resultados e expor os projetos e metas do segundo semestre. Neste momento, é importante receber as opiniões e contribuições das famílias.

3 - Proponha que os alunos apresentem seus aprendizados das férias de maneira inovadora
Proponha que os alunos falem sobre o que aprenderam durante suas férias. Isso estimula o vínculo entre a vida dele fora da escola e o seu dia a dia lá dentro. Também é importante encontrar novas maneiras de propor esta atividade, fugindo do senso comum e engajando os estudantes.

As turmas da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental podem elaborar trabalhos visuais sobre o assunto, como uma colagem de imagens ou um desenho sobre a experiência em que utilizaram os aprendizados. As turmas mais avançadas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio podem produzir uma redação sobre estas experiências, fazendo a conexão entre os aprendizados na escola e a situação vivenciada.

As novas gerações nasceram em um mundo muito mais dinâmico e, por isso, tem expectativas diferentes com relação aos estudos. Por isto, é importante realizar atividades que buscam conectar os esforços na escola com situações cotidianas e objetivos de longo prazo dos alunos. É importante que os alunos entendam a relação entre suas atividades na escola e seu comportamento fora dela. 

Propor aprendizados como estes, principalmente em um período de “Volta às Aulas”, pode ser uma importante estratégia para mostrar aos alunos a importância do trabalho desenvolvido na escola e a importância de dedicarem-se aos estudos.

4 - Revise os conteúdos e apresente os novos conceitos de maneira inovadora
Os professores devem aproveitar este momento para revisar rapidamente os conteúdos aprendidos no semestre anterior. Proponha que as atividades de revisão sejam feitas de maneira a envolver os alunos, como em uma gincana de perguntas e respostas.

Para dar visibilidade aos alunos sobre o segundo semestre, os educadores podem apresentar os assuntos que serão trabalhos. Esta visibilidade também busca atender às expectativas das novas gerações de entender “onde estão” e “para onde estão caminhando”. Essa apresentação pode ser feita de maneira alternativa, por exemplo, mostrando à turma os trabalhos de anos anteriores ou trazendo alunos de turmas mais avançadas para fazer uma introdução sobre as matérias.

Prepare um Volta às Aulas que mostre aos alunos “como é bom estar de volta” e os motive para o próximo semestre! Utilize essas ideias para planejar um período Volta às Aulas que engaje e envolva os alunos, mostrando a eles quão excitantes podem ser as experiências de aprendizagem da escola. Quando os estudantes se envolvem proativamente nos estudos e nas atividades escolares, o corpo docente fica mais motivado e o processo torna-se muito mais prazeroso, não é mesmo?

Desejamos uma excelente Volta às Aulas
Fonte: Blog Mind Lab

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Máscara de Ovelha em EVA - Com Moldes

Painel dos Aniversariantes 2013 - Molde Balão

Painel de Aniversariantes dos Funcionários da Escola - 2014