Os 10 Mandamentos da Volta às Aulas

Volta às aulas sem sofrimento: professores dão dicas a pais e alunos
Com as férias escolares chegando ao fim, muitas redes de educação terão seus alunos de volta às salas de aula. Desta forma é preciso que pais e estudantes se preparem para o retorno da rotina escolar. Se não for planejado corretamente, o retorno à rotina escolar pode ser desgastante e causar problemas. Pensando nisso, professores do Grupo A Educacional, montaram uma lista com 10 dicas para facilitar a retomada das atividades.

Neda Lian Branco Martins, Fundadora e Consultora Pedagógica do Grupo A Educacional, comenta que esta etapa é importante e necessita atenção - “O retorno às aulas é um momento que precisa de atenção. Pais e alunos podem aproveitar o fim dos dias em casa e já iniciar a volta à rotina, pois alterá-la de uma hora para outra é mais difícil”, alerta a educadora.

Confira os 10 mandamentos:

1. Cuidado com o horário
Acordar mais tarde nas férias é preferência da maioria dos estudantes. Mas para que o corpo comece a se acostumar novamente com o horário das aulas, é bom praticar. Os pais também podem negociar com os jovens um horário de ir mais cedo para a cama. Desta forma o relógio biológico vai se habituando ao novo ritmo e assim evita-se o sono excessivo nos primeiros dias na escola.

2. Organizar o material
Não deixar para arrumar a mochila minutos antes de ir para a escola. O material que será usado no semestre deverá ser arrumado com antecedência, para evitar atrasos e não deixar livros ou cadernos importantes de fora. Aproveitar para checar se os itens estão em boas condições ou se precisam de reposição.

3. Atenção ao uniforme
O uniforme merece a mesma atenção que o material escolar. Não deixar para a última hora e conferir se as roupas estão limpas e passadas, ou ainda se precisam de ajustes. Como os estudantes estão em fase de crescimento, as roupas podem não servir mais de um semestre para o outro.

4. Escolher a mochila certa
Evitar o excesso de peso. Nada de levar à sala de aula produtos que não serão usados. Mochilas muito pesadas podem gerar problemas de coluna e dores nas costas. Aquelas com rodinhas podem facilitar o transporte do material, mas ocupam maior espaço dentro da sala de aula. Verificar se o espaço comporta esse tipo de mochila.

5. Alimentar-se bem
O café da manhã é a refeição mais importante do dia, pois é o momento em que o corpo mais precisa de nutrientes após longo jejum. Sendo assim, as crianças e adolescentes devem tomar um café reforçado, mesmo se o sono pedir mais tempo de cama, Ingerir alimentos saudáveis que contribuam para melhorar a concentração nas aulas. Levar uma fruta para o lanche também é recomendado.

6. Criar metas para o semestre
As notas estão ruins em matemática? Então é necessário propor ações para melhorar o desempenho na disciplina. Vale dedicar mais tempo à matéria, procurar exercícios diferentes e estimulantes na internet ou baixar aplicativos que auxiliem a fixação do conteúdo. Além disso, os pais devem mostrar interesse na matéria em que os filhos acusam dificuldade e ajuda-los na hora dos estudos e lição de casa.

7. Relembrar o material do primeiro semestre
Ninguém gosta de estudar nas férias, mas é importante, pelo menos no fim deste período em casa, fazer uma breve revisão do conteúdo para ver se está tudo claro ou se existem tópicos que geram maior dificuldade. Assim, o aluno pode conversar com o professor, logo no começo das aulas e não se atrasar na matéria.

8. Sair mais cedo de casa
O trânsito é um fator que pode atrapalhar o rendimento dos alunos na escola. Com muitas escolas voltando à ativa ao mesmo tempo é preciso atenção, organizando a rotina para que haja tempo suficiente para o trajeto até a escola, já que o tráfego é mais intenso a partir da volta ás aulas.

9. Trocar experiências
Não é porque as aulas voltaram que os estudantes devem esquecer o que aconteceu nas férias. Trazer as experiências vividas no período de descanso é um importante incentivo para os alunos voltarem ás aulas. Trocar as experiências com colegas é uma forma de compartilhar conhecimento. Os professores também podem ajudar neste retorno com exercícios focados nos novos temas trazidos pelos estudantes e propor discussões sobre tais assuntos.

10. Reencontro com os amigos
Tem aluno que não gosta de voltar a estudar, mas a maioria adora. O primeiro dia de aula é muito bacana, pois neste momento é possível rever depois de longo tempo amigos e professores. Aproveitar o dia é essencial! Se o estudante começar em uma escola nova, deve chegar mais cedo para encontrar a sala, ser apresentado e conversar com os novos colegas. Assim sua interação com os estudantes se tornará mais fácil.
Fonte: Mundo Positivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Máscara de Ovelha em EVA - Com Moldes

Painel dos Aniversariantes 2013 - Molde Balão

Painel de Aniversariantes dos Funcionários da Escola - 2014