Quem é Dr. Seuss?

Theodor Seuss Geisel (1904-1991), conhecido popularmente como Dr. Seuss, é notoriamente considerado o mais amado e importante autor de histórias infantis dos Estados Unidos.

Publicou 46 livros infantis, sendo algumas de suas obras mais conhecidas Lorax, Grinch, Horton e o Gato de Cartola. Lamentavelmente no Brasil as suas obras literárias foram poucos traduzidas, portanto são raros os casos de crianças desta nossa geração que cresceram com as fantásticas histórias criadas por Seuss. Atualmente ele está mais reconhecido por aqui devido as adaptações cinematográficas das suas histórias, apesar de nenhuma delas serem realmente tão boas quanto os livros.

Para definir melhor: Dr. Seuss é um Monteiro Lobato americano, guardada as devidas proporções.

Participou do filme “Design to Death” como colaborador e roteirista, e ajudou a película a vencer o Oscar de melhor documentário de 1947. O curioso dessa obra que ela foi escrita enquanto ele servia ao Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial.

Nesse quesito, a vida de Dr. Seuss também é interessante já que ele serviu ao exército americano por vontade própria. Isso era explicado pelo próprio escritor como sendo um prazer lutar contra pessoas tão abomináveis quanto os nazistas. Ainda assim se revoltou com o tratamento que os americanos do pós-guerra reservavam aos japoneses, e isso o inspirou a escrever “Horton e o Mundo dos Quem!”.

Durante as décadas de 1970 e 1980 trabalhou com a DePatie-Freleng Enterprises (produtora de desenhos animados) em seis especiais, que incluíram as produções originais “The Hoober-Bloob Highway” e “Pontoffel Pock, Where Are You?”.

Fontes: Obvious, Outros Sons

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Máscara de Ovelha em EVA - Com Moldes

Painel dos Aniversariantes 2013 - Molde Balão

Painel de Aniversariantes dos Funcionários da Escola - 2014